Câncer de mama

Prevenção é o caminho. Seja a mudança nesta luta!

O câncer de mama representa o principal tipo de câncer na mulher. Este geralmente apresenta um bom índice de cura, principalmente quando diagnosticado em sua fase precoce.  Geralmente o tumor se inicia na mama, pode atingir a axila e numa fase mais avançada da doença até mesmo aparecer em outros órgãos, fato que chamamos de metástases.

Assim estimula-se medidas de autocuidado da mama como o autoexame e a mamografia, visando o diagnóstico precoce o que aumenta a chance de cura em 95%.

Seu desenvolvimento não tem uma causa única e deve ser compreendido em função de uma série de fatores de risco, que podem ser externos ou internos ao organismo, e que interagem de várias formas, aumentando a probabilidade de multiplicação de células anormais da mama.

 

São fatores de risco para o câncer de mama:

Fatores ambientais e comportamentais

-Obesidade e sobrepeso após a menopausa;
-Sedentarismo (não fazer exercícios);
-Consumo de bebida alcoólica;
-Radiação torácica;

Fatores da história reprodutiva e hormonal

-Primeira menstruação antes de 12 anos;
-Não ter tido filhos;
-Primeira gravidez após os 30 anos;
-Não ter amamentado;
-Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos;
-Uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona);

-Ter feito reposição hormonal pós-menopausa, principalmente
por mais de cinco anos.

Fatores genéticos e hereditários

-Casos de câncer de mama na família, principalmente antes dos 50 anos;
-História familiar de câncer de mama em homens;
-Alteração genética, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2.

 

A presença de um ou mais desses fatores de risco não significa que a mulher necessariamente terá a doença. Por outro lado, a prevenção visando garantir o diagnóstico precoce da doença aumenta as taxas de cura e tem enorme valor no controle do câncer de mama.

A melhor maneira de se prevenir constitui a realização de medidas de autocuidado da mama.  Assim sugere-se a realização do autoexame da mama mensalmente, o qual deve ser realizado 8 a 10 dias após o aparecimento da menstruação ou em uma data fixa nas mulheres que não têm menstruação. Na presença de alguma anormalidade, um médico deverá ser procurado.

A principal maneira de se prevenir o câncer de mama é a realização do exame de mamografia. Esse exame favorece o diagnóstico precoce e a elevação nas taxas de cura. Sugere-se a realização do exame de mamografia de maneira regular (anualmente) a partir dos 40 anos de idade.

Neste Outubro Rosa a Assessoria Científica do Méthodos Laboratório responderá suas dúvidas sobre a prevenção do câncer de mama.

Para participar, é só enviar sua pergunta para nossa página fb.com/methodoslab. Responderemos o mais breve possível, dentro do horário comercial.

Câncer de mama: Prevenção é o caminho!
#outubrorosa #prevencao #methodoslab