Coronavírus (COVID-19)

Acompanhe!

 

Veja também: Série Covid-19 / Informações sobre Exames aqui

 

Publicado em 30/05/2020

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado em 22/05/2020

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado em 08/05/2020

Entrevista concedida pela Dra Maria Clara Abreu de Andrade, Gerente do Departamento de Qualidade e Responsável pelo Setor de Assessoria Científica do Méthodos Laboratório à Rádio D2 FM.

 

 

Publicado em 25/04/2020

Comunicado sobre Teste de Anticorpos Covid-19 (IgG e IgM) / Teste Rápido

Prezados clientes, conforme divulgado em nossos canais de comunicação, iniciamos em 23/04 a coleta para a pesquisa de anticorpos (IgG e IgM) para Covid-19 pela metodologia Quimioluminescência, através de amostras de sangue. As amostras são enviadas para um laboratório referência no assunto, em São Paulo.

Ontem, fomos informados pelo laboratório parceiro que os testes estarão momentaneamente suspensos a partir de 26/04, um grande lote de insumos que seria recebido pelo laboratório na próxima semana foi remarcado para o início de maio, afetando assim a capacidade produtiva. Portanto, as coletas de exames para dosagem de anticorpos de Covid-19 via Quimioluminescência estão suspensas. Serão reestabelecidas assim que possível.

Diante desse cenário, ofereceremos a testagem dos anticorpos (IgG e IgM) para Covid-19 por Imunocromatografia, ou seja, via testes rápidos.
A seguir uma explicação sobre esses testes.

Até pouco tempo, o teste disponível no mercado nacional era apenas o RT-PCR (Reação em Cadeia da Polimerase em Tempo Real), que detecta o RNA do vírus em uma amostra de secreção nasofaríngea, antes mesmo do aparecimento dos sintomas, em contrapartida requer equipamentos e profissionais especializados, resultando em um custo maior e na demora na liberação do resultado.

Testes sorológicos, ou seja, que utilizam amostras de sangue, foram aprovados em caráter de emergência pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em março e começaram a chegar no Brasil em meados do mês de abril, dentre eles estão os testes rápidos.

Antes de oferecer qualquer exame aos clientes, todo laboratório deve VERIFICAR e VALIDAR o método a ser utilizado. Esse processo é regulamentado pelo INMETRO ISO17025 e pela resolução RDC 302/2005-Anvisa, que normatiza as atividades laboratoriais. Essa rotina tem o objetivo de analisar a performance do sistema analítico e verificar se o desempenho apresentado está de acordo com a especificação proposta, ou seja, visa GARANTIR a qualidade dos resultados liberados.

Para tal validação é necessária a comparação entre resultados de pacientes com exames sabidamente positivos e negativos ou amostras controles, positivas e negativas. Tais amostras (controle ou de pacientes conhecidos) também são necessárias para a verificação periódica dos reagentes.

Por enquanto, amostras controle (positivas e negativas) ainda continuam indisponíveis no mercado nacional, o que torna a validação dos kits uma tarefa difícil.

A boa notícia é que como estamos coletando material para realização do teste pela metodologia RT-PCR desde 27/03 conseguimos criar um banco de amostras comprovadamente positivas e negativas e assim foi possível a validação do kit de teste rápido que será utilizado, metodologia: Imunocromatografia.

A marca do kit adquirido é de uma empresa que já nos fornece insumos para outros exames, portanto, como não poderia deixar de ser, é uma marca que possui nossa confiança. O teste investigará através de amostras de sangue a presença dos anticorpos do vírus: o IgM e o IgG, por isso, é de suma importância que a coleta aconteça apenas a partir do 10º dia de sintoma, antes desse momento, a sensibilidade do teste fica muito comprometida.

Até o momento, a metodologia RT-PCR permanece como padrão de referência para o diagnóstico definitivo na fase aguda da Covid-19.

Assim que a pesquisa de anticorpos Quimioluminescência for reestabelecida teremos 3 exames relacionados à Covid-19, sendo que 2 pesquisarão os anticorpos (por metodologias diferentes – Quimioluminescência e Imunocromatografia) e 1 pesquisará o RNA do vírus. No cenário atual temos 1 exame para pesquisa de anticorpos (Imunocromatografia) e 1 para a pesquisa do vírus (RT-PCR).

É esperado que a sensibilidade da pesquisa de anticorpos por Quimioluminescência seja significativamente maior do que por Imunocromatografia, esse é um comportamento já observado para outras doenças.

Como o teste rápido será processado em nossa Unidade Operacional, temos vantagens em relação a custo e prazo, ambos menores quando comparados à pesquisa de anticorpos por Quimioluminescência.

As regras de coleta permanecem inalteradas: exclusivamente domiciliar e por drive-thru*, com o agendamento preferencialmente por WhatsApp, todas as cidades em que o Méthodos Laboratório possui unidades serão atendidas. O pedido médico não será obrigatório. Não há necessidade de jejum, o resultado será liberado no mesmo dia da coleta.

Estamos à disposição para sanar qualquer dúvida.

*Drive-thru: disponível na Unidade Árvore Grande, em Pouso Alegre, necessário agendamento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado em 24/04/2020

Reabertura de Unidades

A partir de 27/04, segunda-feira, todas as Unidades do Méthodos Laboratório estarão em funcionamento, exceto Unidade São Francisco.

Horário de abertura: normal, inalterado.

Horário de fechamento: atendimento até 12h e coleta até 11h, com exceção para Unidades Central, Árvore Grande, Labormédica, Ouro Fino e Santa Rita do Sapucaí.

Unidade Central: atendimento e coleta até 17h.

Unidade Árvore Grande: atendimento até 17h e coleta até 15h.

Unidade Labormédica: atendimento até 17h e coleta até 12h.

Unidade Ouro Fino: atendimento até 15h e coleta até 11h.

Unidade Santa Rita do Sapucaí: atendimento até 17h e coleta até 14h.

Aos sábados os horários permanecem inalterados.

Qualquer alteração será comunicada previamente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado em 23/04/2020

Mais agilidade e segurança!

Agora você pode realizar a coleta dos exames para Covid-19 pelo serviço de drive-thru disponível na Unidade Árvore Grande em Pouso Alegre (entrada pela Rua Maria Esther Gusmão).

O Drive-Thru é exclusivo para a coleta dos exames Anticorpos para Covid-19 (IgG e IgM) e Covid-19 por PCR, outros exames não serão atendidos.

É necessário agendamento e não será cobrada nenhuma taxa adicional por esse serviço.

O pré-cadastro e agendamento podem ser feitos preferencialmente pelo WhatsApp (35) 98405-8237 ou telefone (35) 3423-4522 e e-mail contato@methodoslab.com.br

#coronavirus #covid19 #methodoslab

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado em 22/04/2020

Teste de Anticorpos para Covid-19 (IgG e IgM)

Comunicamos que a partir de amanhã, 23/04, iniciaremos a coleta para o teste de detecção dos anticorpos IgG e IgM para Covid-19 pela metodologia Quimioluminescência, através de amostra de sangue.

Ressaltamos que a metodologia Quimioluminescência não se trata do teste rápido, os testes são realizados em uma máquina e o resultado é quantitativo.

É de suma importância que a coleta aconteça apenas a partir do 10º dia de início dos sintomas, antes desse momento, a sensibilidade do teste fica comprometida. Estejamos atentos à recomendação do Ministério da Saúde: “Os testes sorológicos com identificação de anticorpos IgM e IgG ao SARS-CoV-2, aplicados como testes rápidos ou processados em laboratório, não são recomendados para a confirmação diagnóstica de pacientes com sintomas de início recente. Embora esses testes apresentem boa acurácia diagnóstica em pacientes com tempo de evolução do quadro superior a oito dias, o tempo de janela imunológica reduz a sensibilidade do teste, quando aplicado em fases mais precoces”.

A presença de anticorpos da classe IgG, para definição da imunidade adquirida, ocorre com melhor sensibilidade após o 15º dia de início dos sintomas, a presença de anticorpos da classe IgM pode ser detectada a partir do 10º dia pós início de sintomas.

Até o momento, a metodologia RT-PCR permanece como padrão de referência para o diagnóstico definitivo na fase aguda da Covid-19.

A coleta será exclusivamente domiciliar* e o agendamento preferencialmente por WhatsApp, todas as cidades em que o Méthodos Laboratório possui unidades serão atendidas.

O pedido médico não é obrigatório. Não é necessário o jejum. O resultado fica pronto em 4 dias úteis.

*Para a cidade de Pouso Alegre também teremos a opção de coleta por Drive-Thru, em breve divulgaremos todos os detalhes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado em 21/04/2020

Quando utilizar os testes rápidos de Covid-19

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado em 03/04/2020

Por que o Méthodos não está fazendo o teste rápido para o diagnóstico da Covid-19?

O setor de laboratórios clínicos vem sofrendo forte pressão para a realização de testes diagnósticos da Covid-19. Em breve o mercado começará a receber os chamados testes rápidos.

Alguns pontos são importantes serem esclarecidos: “Se derem positivo, não têm chance de estarmos falando de infecções cruzadas. É Covid-19”, afirma Carlos Eduardo Gouvêa, presidente executivo da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL). Mas nem sempre um resultado negativo dos testes rápidos é garantia de que a pessoa não tenha a doença. É preciso saber em que momento da infecção o teste foi utilizado.

Até então, o teste disponível no mercado nacional era o RT-PCR (reação em cadeia da polimerase em tempo real), que detecta o RNA do vírus em uma amostra de sangue ou secreção nasofaríngea, antes mesmo do aparecimento dos sintomas, mas requer equipamentos e profissionais especializados, além de custo alto e demora da liberação do resultado.

Os testes rápidos, por outro lado, funcionam apenas a partir de alguns dias depois da infecção. Há mais de um tipo deles. O primeiro, o teste de antígenos (Ag), colhido por amostras de secreção, deve ser usado para diagnóstico a partir de aproximadamente 5 dias da infecção.

Já os testes, também rápidos, de IgG e IgM, baseados na sorologia, são úteis para verificar a presença de anticorpos, devem ser usados após 8 a 9 dias da infecção.

Por último, existem os testes sorológicos (soro ou plasma) combinados, que pesquisam tanto a presença do antígeno como os anticorpos, também devem ser indicados a partir de 5 dias de infecção.

O maior problema dos teste rápidos é com o falso negativo, até mesmo em pacientes que tiveram resultado positivo no RT-PCR, quando a concentração de vírus ou de anticorpos ainda é baixa, no início dos sintomas.

Outro problema é com a validação de cada um desses testes pelo próprio laboratório executante.

Antes de oferecer ao cliente um exame, todo laboratório deve VERIFICAR e VALIDAR o método a ser usado. Esse processo é regulamentado pelo INMETRO ISO17025 e pela resolução RDC 302/2005-Anvisa, que normatiza as atividades laboratoriais. Essa rotina tem o objetivo de analisar a performance do sistema analítico e verificar se o desempenho apresentado está de acordo com a especificação proposta, ou seja, visa GARANTIR a qualidade dos resultados liberados.

Para sua execução é necessária a comparação entre resultados de pacientes com exames sabidamente positivos e negativos ou amostras controles, positivas e negativas. Também são necessárias amostras com resultados previamente conhecidos para a verificação periódica dos reagentes.

Como essas amostras de pacientes ou controles ainda não estão disponíveis para validar os testes rápidos para o coronavírus que chegarão ao mercado nacional, o Méthodos Laboratório NÃO realizará tais exames neste momento.

Atenção para a fala do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em 31/03, sobre os testes rápidos: “Isso não é um teste que você faz e sai com o resultado na mão, isso é uma ferramenta para o sistema de saúde saber como administrar a dinâmica populacional intensa e em movimento e principalmente para sabermos como estão os trabalhadores de saúde em relação aos seus anticorpos”.

É muito importante que o objetivo dos testes rápidos, bem como as limitações ainda presentes, estejam claros para a população.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado em 26/03/2020

Teste Covid-19

Comunicamos que a partir de sexta-feira, 27/03, iniciaremos a coleta para o teste de detecção do Coronavírus 2019 (2019-nCoV).

Informações importantes:

  • Metodologia do Exame: PCR
  • Prazo: 5 dias úteis
  • A coleta será exclusivamente domiciliar.

O agendamento ocorrerá exclusivamente através de nosso WhatsApp, para que a ordem de procura seja respeitada.

É obrigatório o pedido médico.

O teste será processado em um laboratório de referência de biologia molecular no estado de São Paulo, existe uma quantidade limitada, portanto pedimos a compreensão de todos, faremos o possível para que todos os interessados sejam atendidos.

Para mais detalhes, por favor, entre em contato através de e-mail contato@methodoslab.com.br, WhatsApp (35) 98405-8237 ou telefone (35) 3423-4522.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado em 26/03/2020

Veja as principais diferenças nos sintomas entre COVID-19 (Coronavírus), Resfriado e Gripe.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado em 25/03/2020

Alterações nos Horários de Atendimento

Prezado Cliente: a partir de sexta-feira, 27/03, na cidade de Pouso Alegre estarão em funcionamento apenas as seguintes unidades: Central, Árvore Grande, Labormédica, Medicina, Santo Antônio, São Cristóvão, Silviano Brandão.

Permanecem em funcionamento todas as unidades localizadas nas demais cidades.

Importante lembrar que estamos trabalhando com o horário reduzido: horário de abertura – inalterado; horário de fechamento 12h.*

*Para as unidades Central, Árvore Grande, Ouro Fino e Santa Rita do Sapucaí, fechamento às 15h.

Agradecemos a compreensão e colocamos à disposição nossos canais de comunicação virtuais e a opção de coleta domiciliar.

Qualquer alteração será comunicada previamente.

#atendimento #methodoslab

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado em 25/03/2020

Entrevista concedida pela Dra Maria Clara Abreu de Andrade, Gerente do Departamento de Qualidade e Responsável pelo Setor de Assessoria Científica do Méthodos Laboratório à Rádio D2 FM.

 

Publicado em 25/03/2020

Isenção de Taxas para Coletas Urbanas e Rurais

Unindo esforços com a comunidade nesse momento difícil de COVID-19, estamos isentando de taxas as Coletas Domiciliares urbanas e rurais.

Para agendar ligue (35) 3423-4522 ou WhatsApp (35) 98405-8237.

Válido para agendamentos a partir de 25/03.

Sujeito a alterações a qualquer momento.

#coletadomiciliar #methodoslab

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado em 20/03/2020

Dr Lucas Freitas Rocha, Bioquímico do Méthodos Laboratório, fala sobre sintomas e prevenção do Covid-19 (Coronavírus).

 

 

Publicado em 18/03/2020

Lave as mãos!

A simples lavagem correta com água e sabão, aliado ao policiamento de não levar as mãos aos olhos, nariz e boca, é uma importante barreira para a disseminação do COVID-19 (Coronavírus).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado em 17/03/2020

Não estamos realizando o exame para detecção de COVID-19 (Coronavírus).

Pela alta demanda, há escassez dos reagentes necessários. Esclarecemos ainda que caso a realização seja implementada, a coleta será apenas domiciliar.

Qualquer novidade sobre esse assunto será divulgada através de nossos canais de comunicação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado em 17/03/2020

Só saia de casa se necessário!

Para sua maior comodidade reforçamos nossa equipe de atendimento nos canais de comunicação virtuais (WhatsApp, Redes Sociais, Site e Telefone). Lembre-se: os resultados de seus exames podem ser acessados pelo nosso site.

Nesse momento, a conscientização e a adoção às práticas recomendadas pelos órgãos competentes são as maiores ferramentas no combate à COVID-19 (Coronavírus).

Telefone Central: (35) 3423.4522
WhatsApp: (35) 98405-8237
Facebook: https://www.facebook.com/methodoslab
Instagram: https://www.instagram.com/methodoslab
Site: http://www.methodoslab.com.br/fale-conosco
Acesso aos resultados: http://www.methodoslab.com.br/

#atendimento #methodoslab

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado em 17/03/2020

Redução de Taxa para Coleta Domiciliar

Como parte de nossas ações sobre a conscientização e incentivo a prevenção da COVID-19 (Coronavírus) decidimos reduzir em 50% as taxas para Coleta Domiciliar para atendimento a pacientes com mais de 60 anos, um dos maiores grupos de risco.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado em 17/03/2020

Orientações de Segurança

O Méthodos Laboratório comunica que está seguindo rigorosamente, em todas as suas unidades, as orientações de segurança contra à COVID-19 (Coronavírus), zelando pelo bom cumprimento das diretrizes instauradas pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais.

Além disso, medidas internas também estão sendo tomadas, como: estabelecimento de home-office para alguns colaboradores; cancelamento de treinamentos e reuniões com mais de 10 pessoas; remanejamento de algumas funções; atenção especial a colaboradores com idade superior a 60 anos; aumento da frequência das rotinas de higienização de áreas comuns, dentre outras.

Caso novas medidas sejam necessárias, serão tomadas e comunicadas de imediato.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado em 17/02/2020

Coronavírus

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (nCoV-2019) foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.

Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.

Transmissão: as investigações sobre as formas de transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo. Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção.

Sintomas: os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o novo coronavírus (nCoV-2019) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.

Os principais sintomas conhecidos até o momento são:
– Febre;
– Tosse;
– Dificuldade para respirar.

Como prevenir: o Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus.

Entre as medidas estão:
-Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
-Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
-Evitar contato próximo com pessoas doentes;
-Ficar em casa quando estiver doente;
-Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
-Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

Atenção!
Se você viajou para a China nos últimos 14 dias e ficou doente com febre, tosse ou dificuldade de respirar, deve procurar atendimento médico imediatamente e informar detalhadamente o histórico de viagem recente e seus sintomas.

Até o momento, o Brasil permanece sem nenhum caso confirmado. 04 casos suspeitos estão sendo monitorados pelo Ministério da Saúde.

Fonte: Ministério da Saúde
#coronavirus #methodoslab