O exame de microbioma intestinal é um teste genético avançado que analisa a composição dos microrganismos presentes no intestino com o objetivo de avaliar a saúde intestinal e identificar possíveis desequilíbrios, como a disbiose.
A disbiose intestinal é um desequilíbrio na microbiota do intestino, caracterizado pelo crescimento excessivo de bactérias ruins e pela redução das bactérias benéficas. Esse desequilíbrio pode afetar diversas funções do corpo, desde a digestão até o funcionamento do sistema imunológico e a saúde mental.
Os sintomas da disbiose podem variar de pessoa para pessoa, mas os mais comuns incluem:
- Distensão abdominal e excesso de gases;
- Diarreia ou prisão de ventre;
- Sensação de inchaço e desconforto abdominal;
- Refluxo gastroesofágico;
- Cansaço e fadiga constante;
- Baixa imunidade e infecções frequentes;
- Dificuldade na digestão e intolerâncias alimentares;
- Alterações de humor, como ansiedade e depressão.
O microbioma intestinal é um exame simples e não invasivo para se coletar, o paciente recebe um kit para coletar uma pequena amostra de fezes em casa.
Na análise laboratorial, é realizada a extração e o sequenciamento genético do DNA microbiano, geralmente por meio da técnica de sequenciamento do gene 16S rRNA. Realziando o Mapeamento do microbioma:
O exame identifica e quantifica as espécies bacterianas presentes, avaliando: Diversidade microbiana; Presença de bactérias benéficas e patogênicas; Níveis de equilíbrio ou disbiose; potenciais impactos na saúde metabólica, imunológica e neurológica.
Ele serve também para diagnosticar disbiose intestinal; apoiar tratamentos com probióticos, prebióticos e antibióticos e avaliar a saúde intestinal em casos de: Síndrome do intestino irritável (SII); Doenças autoimunes; Obesidade, diabetes tipo 2; Depressão, ansiedade e outras condições neurológicas; Doenças inflamatórias intestinais (como colite e Crohn).
As vantagens de se realizar o exame é permitir uma abordagem personalizada para a saúde intestinal; ajudar a prevenir doenças crônicas e fornecer dados para intervenções nutricionais e terapêuticas mais eficazes.
Referência bibliográfica:
- Clínica Hepatogastro. Disbiose intestinal: o que é e como tratar? Atualizado em 04 de abril de 2025. Disponível em: https://hepatogastro.com.br/disbiose-intestinal-o-que-e-e-como-tratar/. Acesso em: 01 jul. 2025.
- https://www.fleury.com.br/medico/exames/avaliacao-de-microbiota-intestinal-swab-de-fezes acesso 01 de Julho /2025.