O colesterol HDL é chamado de “colesterol bom” porque ajuda a remover o excesso de colesterol das artérias, transportando-o de volta ao fígado para ser eliminado, reduzindo assim o risco de doenças cardiovasculares.
Médicos de diversas especialidades, como clínicos gerais, cardiologistas e endocrinologistas, podem solicitar uma avaliação do colesterol HDL para monitorar a saúde cardiovascular do paciente e orientar, se necessário, tratamentos preventivos ou terapêuticos.
O que é HDL
HDL, ou lipoproteína de alta densidade, é uma das várias formas de colesterol presentes no sangue.
Diferente do LDL (lipoproteína de baixa densidade), que pode levar ao acúmulo de placas nas artérias, o HDL ajuda a remover o colesterol das artérias e transportá-lo de volta ao fígado, onde é processado e eliminado.
Função do colesterol HDL
A principal função do HDL colesterol é proteger o sistema cardiovascular. Ele atua de diversas maneiras, como na:
- Remoção de colesterol das artérias: coleta o excesso de colesterol das paredes arteriais e o transporta para o fígado.
- Redução da inflamação: possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a inflamação nas artérias.
- Proteção contra a oxidação: ajuda a prevenir a oxidação do LDL, um processo que pode levar ao desenvolvimento de placas arteriais.
O que significa quando os níveis do HDL estão alterados
Os níveis de HDL colesterol podem variar, mas os valores de referência desejáveis com ou sem jejum, são de acima de 40 mg/dL para adultos maiores de 20 anos e acima de 45 mg/dL para crianças e adolescentes.
HDL alto
Níveis elevados de HDL colesterol são geralmente considerados benéficos, pois estão associados a um menor risco de doenças cardiovasculares.
No entanto, valores extremamente altos podem, em raros casos, estar associados a outras condições de saúde, como doenças autoimunes e doenças hepáticas, por exemplo.
HDL baixo
Níveis baixos de HDL colesterol são um fator de risco para doenças cardíacas. Isso pode ocorrer devido a fatores como:
- Sedentarismo
- Obesidade
- Tabagismo
- Dieta inadequada
Como é o exame de colesterol HDL
O exame de HDL colesterol é um procedimento simples, realizado através da coleta de uma amostra de sangue.
Quando o exame de HDL Colesterol é indicado
- Avaliação de risco cardiovascular: Para determinar o risco de doenças cardíacas.
- Monitoramento de tratamento: Para acompanhar a eficácia de tratamentos para colesterol alto.
- Check-up de rotina: Como parte de exames de rotina para avaliar a saúde geral.
Como é realizado o exame
O exame é realizado através da coleta de sangue venoso, geralmente do braço, com a amostra então sendo analisada em laboratório para medir os níveis de HDL colesterol.
Preparação necessária
Para a realização do exame, é recomendável a abstinência de álcool 72 horas antes da coleta.
A coleta de amostra para o perfil lipídico (dosagens de triglicérides, colesterol e suas frações) poderá ser realizada sem jejum obrigatório pelo laboratório desde que haja a informação do estado de jejum no laudo laboratorial, ou seja, o intervalo de tempo entre o momento da coleta e a última refeição.
Realize seu exame de HDL Colesterol no Méthodos Laboratório
Entre em contato com o Méthodos Laboratório através do WhatsApp e aproveite para agendar seu exame de HDL agora mesmo!
Encontre a unidade mais próxima e tenha a garantia de que contará com um dos mais bem conceituados centros de medicina laboratorial de Minas Gerais na hora de cuidar da sua saúde.