Série Covid-19 / Exames

Certos da necessidade de informações corretas e precisas acerca da pandemia que vivenciamos, referente à Covid-19 (Coronavírus), respondemos abaixo as principais perguntas que nos são feitas, procurando, assim, orientar e até mesmo tranquilizar toda a nossa comunidade.

Nos colocamos também à disposição para mais esclarecimentos através de nossos canais de comunicação. Boa leitura.

Atualmente, quais os exames oferecidos pelo Méthodos Laboratório para a detecção da Covid-19?

No Méthodos Laboratório oferecemos exames que pesquisam o vírus SARS-CoV-2 e exames que pesquisam os anticorpos que são formados para combater esse vírus. Confira abaixo todos os exames oferecidos no momento:

Teste de Covid-19 (PCR)

Metodologia: RT-PCR, que segundo a literatura e os estudos científicos, é a melhor metodologia para a detecção do vírus, considerada o padrão ouro.

A coleta é feita com a amostra da secreção do nariz e da garganta e deve ser realizada preferencialmente entre o 3º e o 7º dia após o aparecimento dos sintomas ou do provável contágio.

Painel de Vírus Respiratórios – 4 Patógenos

Pesquisa os vírus Influenza A, Influenza B, Vírus Sincicial e SARS-CoV-2

Metodologia: RT-PCR, que segundo a literatura e os estudos científicos, é a melhor metodologia para a detecção do vírus, considerada o padrão ouro.

A coleta é feita com a amostra da secreção do nariz e deve ser realizada preferencialmente 3º e o 7º dia após o aparecimento dos sintomas ou do provável contágio.

Teste para Antígeno de Covid-19

Metodologia: Imunocromatografia
A coleta é feita com a amostra da secreção do nariz e deve ser preferencialmente do 2º ao 3º dia após o aparecimento dos sintomas ou do provável contágio.

Sorologia IgG/IgM para Covid-19

Realiza a pesquisa de anticorpos através da coleta de amostra de sangue.

Metodologia: Quimioluminescência

A coleta é feita por uma amostra de sangue e deve ser realizada a partir do 10º dia do início dos sintomas ou do contágio. Esse exame é indicado para pessoas que desejam saber se possuem anticorpos contra o SARS-CoV-2. Pode indicar contato com o vírus, mas não necessariamente infecção e/ou transmissão atual.

Teste de Anticorpos Neutralizantes para Covid-19

Realiza a pesquisa de anticorpos através da coleta de amostra de sangue

Metodologia: Quimioluminescência

A coleta é feita por uma amostra de sangue e o período ideal de realização deste teste é a partir de 20 dias após o início dos sintomas ou da confirmação da infecção pelo exame de RT-PCR ou Antígeno ou após a segunda dose da vacina; ideal para avaliação da imunidade pós-vacinal ou após a doença.

Vale ressaltar que disponibilizamos o laudo em português e em inglês para os exames que pesquisam o vírus pelas metodologias de RT-PCR e Imunocromatografia (Teste Rápido de Antígeno).

Que exame devo fazer em caso de suspeita de Covid-19?

A melhor pessoa para responder a essa pergunta é seu médico de confiança.

Porém, algumas recomendações são públicas, como:

O Ministério da Saúde orienta que a pesquisa do vírus, ou seja, o exame por RT-PCR ou por Imunocromatografia seja feito nos primeiros dias após o aparecimento dos sintomas ou do provável contágio, visto que depois dessa fase é esperado uma quantidade menor ou até mesmo a inexistência do vírus nas vias respiratórias, em virtude da atuação dos anticorpos, mas atenção, pois as orientações mudam conforme a metodologia.

A pesquisa do vírus (seja PCR, ou Imunocromatografia) irá responder se no momento da coleta, na minha amostra coletada, existe a presença do vírus. Note que é um fato do presente, não tem relação com o passado.

A pesquisa de anticorpos responderá a seguinte pergunta: por acaso tenho anticorpos para doença?

Onde consigo informações gerais como valores e prazos para os exames relacionados à Covid-19?

Sempre manteremos uma tabela atualizada com essas informações, basta clicar no link a seguir: https://www.methodoslab.com.br/publicacoes/coronavirus-covid-19

É possível consultar os valores e prazos também através da nossa central de atendimento (35) 3423-4522 ou WhatsApp: (35) 98405-8237.

Como são feitas as coletas para exames relacionados à Covid-19?

Para a pesquisa por RT-PCR utilizamos amostras de secreção do nariz e da garganta e para o Teste Rápido de Antígeno são utilizadas amostras de secreção do nariz. Para ambos, o material utilizado na coleta são os “cotonetes” e recomenda-se um jejum de 2 horas para evitar enjoo, porém não é uma condição obrigatória para nenhum dos testes.

A coleta dos exames RT-PCR e Teste Rápido de Antígeno são realizadas em domicílio mediante agendamento. Já em nossas unidades (exceto a unidade São Francisco) não é necessário agendamento prévio, pois o atendimento é feito por ordem de chegada (retirada de senha), seguindo o horário de coleta de cada Unidade, que você pode conferir aqui  https://www.methodoslab.com.br/unidades-de-atendimento

Para a pesquisa dos anticorpos são utilizadas amostras de sangue e não é necessário jejum. Esses exames podem ser realizados em todas as Unidades do Méthodos Laboratório e não necessitam de agendamento. Não realizamos exames em amostras de sangue de ponta de dedo.

Existe a possibilidade de resultados falso negativos em exames de diagnóstico de Covid-19?

Sim, todos esses exames possuem muitas variáveis que podem interferir no resultado. Principalmente o tempo entre contágio e realização da coleta.

Parte das diretrizes para diagnóstico da Covid-19 do Ministério da Saúde diz: “a exclusão do diagnóstico de COVID19 não deve ser feita apenas por avaliação isolada de resultados dos exames laboratoriais, pois no caso de um estágio inicial da infecção, falsos negativos são esperados, em razão da ausência ou de baixos níveis dos anticorpos e dos antígenos de SARS-CoV-2 na amostra.”

Por isso o acompanhamento de um médico é tão importante, além de fornecer todas as orientações devidas, o médico fará a relação entre a clínica e o resultado do paciente, podendo inclusive solicitar a realização de novo exame.

Para um mesmo paciente podemos ter resultado por PCR positivo e depois negativo para Covid-19?

Sim, inclusive é esperado que isso aconteça, afinal, depois de um certo tempo, mais precisamente depois do 7º dia, é esperado que o paciente já tenha ultrapassado a fase aguda da doença, ou seja, a carga viral em seu organismo cairá drasticamente e os níveis de anticorpos começarão a subir.

Para um mesmo paciente com suspeita de Covid-19 podemos ter a presença de anticorpos positivo e depois negativo?

Para a fração IgM sim, é um resultado esperado e para a IgG teoricamente não.

A fração IgM é formada rapidamente no organismo logo após o primeiro contato com a infecção. É através desse anticorpo, formado especificamente para combater essa infecção, que o organismo inicia seu ataque ao vírus. Este anticorpo tem como característica ter uma vida curta, não durando muito tempo no organismo.

A fração IgG demora mais tempo para ser formada e funciona como soldados especializados no reconhecimento e combate, caso a pessoa entre em contato novamente com o vírus. Por se tratar de uma doença nova, ainda não se sabe ao certo por quanto tempo os anticorpos da classe IgG permanecem no sangue e se de fato significam imunização permanente.

As vacinas são ferramentas para prevenir doenças e salvar vidas. Todas as vacinas disponíveis hoje tem o objetivo de desenvolver anticorpos contra o vírus da Covid-19. Como o tempo de permanência desses anticorpos ainda é incerto, são realizadas doses de reforço, fundamentais para frear o avanço de novas variantes e reduzir hospitalizações e óbitos. Para verificar a resposta vacinal, podemos nos valer do Teste de Anticorpos Neutralizantes SARS-CoV-2.

Saiba mais sobre as vacinas em: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/vacinas/plano-nacional-de-operacionalizacao-da-vacina-contra-a-covid-19

Para realização dos exames relacionados à Covid-19, o pedido médico é obrigatório?

Para qualquer exame relacionado à Covid-19, não é obrigatória a solicitação médica, salvo se o pedido for regra do seu convênio.

O que fazer se o resultado for positivo para Covid-19?

Caso você não esteja em isolamento, busque orientação médica e se isole imediatamente, nesse isolamento, siga todas as recomendações do Ministério da Saúde, disponíveis em https://coronavirus.saude.gov.br .

O laboratório tem a obrigação legal de comunicar às autoridades públicas de saúde sobre o seu resultado. Só assim elas terão condições de traçar um perfil epidemiológico e atuar em áreas mais críticas.

Você provavelmente receberá o contato de um agente de saúde.

Como de costume, você poderá ser avisado pelo Méthodos Laboratório que seu resultado está pronto por e-mail e também por SMS.

Nunca se esqueça:

Mesmo na ausência de sintomas, seja consciente. Utilize máscara e respeite as regras de distanciamento.

Veja também: evolução das ações que temos tomado durante a pandemia aqui