Membrana Autóloga de Fibrina e Plaquetas para Aceleração da Reparação Tecidual

L-PRF – Fibrina Rica em Plaquetas e Leucócitos

O L-PRF é uma nova geração de agregado, rico em plaquetas e em leucócitos, dentro de uma rede de fibrina muito similar ao coágulo natural. Este biomaterial fornece importantes fatores de crescimento e células mesenquimais indiferenciadas (células tronco do adulto, também conhecidas como Stem Cells). Além disso, tem ação importante sobre as proteínas facilitadoras das funções dos osteoblastos.

O L-PRF favorece a angiogênese, atua na formação da matriz extracelular, serve como guia para migração epitelial e tem ação imunológica que diminui o risco de infecção.

A fibrina rica em plaquetas e leucócitos (L-PRF) e concentrados leuco-plaquetários (L-PRP), são obtidos do sangue centrifugado, sem qualquer aditivo e funcionam como um biomaterial de cicatrização autólogo que incorpora leucócitos, plaquetas e proteínas dentro de uma matriz densa de fibrina. A centrifugação do sangue resulta na produção de uma membrana ou concentrado injetável. A sua aplicação clínica na odontologia é ampla podendo ser utilizados em diversas situações clínico cirúrgicas para otimizar, estimular, promover, proteger e corrigir certas situações cirúrgicas, devido às suas características protetoras e de estímulo dos fatores de crescimento.

Os trabalhos mostram que pode ser utilizado para aumento do tecido mole, levantamento de seio maxilar, manutenção de rebordo pós-exodontia, regeneração óssea guiada, preenchimentos de gaps em implantes imediatos, estabilização de enxertos, membrana de proteção do local cirúrgico ou para acelerar o processo de cicatrização e reparação. Também pode ser usado para fabricar preenchimento para os alvéolos após extrações associados ou não a instalação de implantes complementando o espaço entre o implante e a taboa óssea como uma alternativa ao enxerto ósseo.

Trata-se de material de enxerto autólogo não trombinizado que libera fatores de crescimento durante um período prolongado de tempo. Os antigos decantados convencionais de Plasma Rico em Plaquetas (PRP) requerem o uso de trombina para ajudar a liberação dos grânulos alfa dos fatores de crescimento dentro das plaquetas. Esta libertação súbita de citocinas está disponível por cerca de 7 – 14 horas. Depois disso, os efeitos destes fatores de crescimento diminuem radicalmente. No L-PRF, estando as plaquetas dentro de uma malha de fibrina livre de trombina juntamente com leucócitos, são liberadas PDGF, VEGF, TGF b e trombospondina em 7 – 14 dias, precisamente quando a angiogênese tem um pico e começa o crescimento ósseo. L-PRF oferece respostas biológicas mais efetivas que L-PRP (plasma rico em plaquetas e leucócitos) porque existe, de fato, um aumento na liberação de citocinas no momento mais importante durante a cicatrização de feridas.

O Méthodos Laboratório utiliza uma centrífuga própria para a preparação do L-PRF através de um protocolo validado cientificamente (L-PRF process).

Observe a figura abaixo: a figura da direita representa microscopicamente o L-PRF preparado no equipamento apropriado, utilizado no nosso laboratório:

 

 

Apesar do aspecto macroscópico semelhante, quando se observa em microscopia fica evidente que a amostra da esquerda apresenta uma trama de fibrina desorganizada e impregnada por fragmentos de células destruídas. Já a amostra da direita apresenta a manta de fibrina organizada e, principalmente, a presença de plaquetas ativadas em perfeita integridade.

Protocolo L-PRF validado cientificamente.

É o Méthodos Laboratório mais uma vez indo além, prezando pela vanguarda científica e tecnológica e preocupando-se com a qualidade de processos e produtos.

 

Leitura recomendada

-Método de obtenção do gel de plasma rico em plaquetas autólogo Rev. Bras. Cir. Plást. 2009; 24(2): 212-8

-The use of Platelet-Rich Fibrin for Immediate Closure of Acute Oroantral Communications: Na Alternative Approach. Bilginaylar K. J Oral Maxillofac Surg. 2017 Aug 3. pii: S0278-2391(17)31010-8. doi: 10.1016/j.joms.2017.07.168.[Epub ahead of print]

-Assessment of the effectiveness of platelet rich fibrina in the treatment of Schneiderian membrane perforation. Oncu E, Kaymaz E. Clin Implant Dent Relat Res. 2017 Aug 30. doi:10.111/cid.12528. [Epub ahead of print]

-Autologous Platelet Rich Fibrin in the Treatment of 3-Wall Intrabony Defects in Aggressive Periodontitis – A Randomized Controlled Clinical Trial. Bajai P, Agarwal E, Rao NS, Naik SB, Pradeep AR, Kalra N, Priyanka N, Kumari M. J Periodontol. 2017 Aug 18: 1-9, doi: 10.1902/jop.2017.120661. [Epub ahead of print]

-Dimensional Change and Microstructure of Intraoral Bone Block Grafts Covered with Platelet-Rich Fibrin and a Barrier Membrane in Ridge Augmentation: A Pilot Investigation. Pripatnanont P, Thanakone P, Leepong N. Int J Periodontics Restorative Dent. 2017 Sep/Oct;37(5):693-703. doi:10.11607/prd.2252.

 

 

MEMBRANA AUTÓLOGA DE FIBRINA E PLAQUETAS PARA ACELERAÇÃO DA REPARAÇÃO TECIDUAL:  Ver folder e/ou imprimir aqui