A Dengue é uma doença causada por um vírus e transmitida pela picada da fêmea do inseto Aedes aegypti. Considera-se caso suspeito de dengue pessoas que apresentem febre aguda, com duração máxima de sete dias, acompanhada de pelo menos dois sintomas como cefaleia, dor nos olhos, dores musculares, dores nas articulações, fraqueza ou manchas vermelhas no corpo, associados ou não à presença de sangramentos ou hemorragias.
O Brasil vive um surto de dengue e os casos da doença não param de subir em todas as regiões do país. Segundo o Ministério da Saúde, o número de casos teve um crescimento de 151,4% nos primeiros meses de 2022.
A principal forma de prevenção é o combate ao mosquito, com ações que eliminam os focos de água parada (servem como criadouros do Aedes aegypti).
Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém idosos e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte. Ao apresentar os primeiros sintomas procure um médico e faça os exames.
Fontes: