Teste de Neutralização SARS-CoV-2

APLICABILIDADE DOS ANTICORPOS NEUTRALIZANTES

Após um esquema vacinal ou após uma infecção, na maioria dos casos, ocorre uma indução da produção de anticorpos, neutralizantes ou não, pelo sistema imunológico. Nem todos os anticorpos produzidos são responsáveis pela proteção contra a infecção.

Anticorpo neutralizante é o tipo de anticorpo específico realmente capaz de neutralizar o vírus e impedir a doença.

O teste de anticorpos IgG e IgM serve para mostrar se uma pessoa esteve em contato com o vírus e não para avaliação de imunidade.

Para avaliação da imunidade pós-vacinal ou após a doença, o teste de anticorpos neutralizantes SARS-CoV-2 é o exame indicado.

No Méthodos, o teste covid -19 IgG quantitativo, usado para estudar exposição ao vírus SARS-CoV-2 , devido às suas características analíticas, apresenta uma boa correlação com os níveis de anticorpos neutralizantes, embora não seja específico para esse fim.

A coleta ideal do teste de anticorpos neutralizantes é a partir de 20 dias após o início dos sintomas ou da confirmação da infecção pelo exame de RT-PCR ou antígeno. Estudos mostraram sensibilidade de 30,0% em amostras coletadas até 10 dias após infecção, 67,0% entre 11 a 20 dias e 100,0% após 20 dias.

O exame é realizado através de uma coleta de sangue e não precisa de jejum.

Resultados falsos negativos podem ocorrer se o teste for feito muito precoce após a exposição ao vírus, ou seja, ainda não há anticorpos em quantidade suficiente para que o exame consiga detectar.

Não podemos afirmar que a detecção muito baixa de anticorpos signifique ausência de proteção, pois estes anticorpos representam uma pequena parte da resposta imune. Existem vários outros mecanismos utilizados pelo sistema imunológico que não estão sendo avaliados quando dosamos anticorpos. Muitas dessas ferramentas que o sistema imune usa nem possuem exames laboratoriais para avaliação ou monitoramento. Logo o fato de não ter ou ter quantidades muito baixas de anticorpos não significa obrigatoriamente ausência de proteção.