Somos Great Place to Work!

O contínuo aperfeiçoamento dos talentos humanos e o zelo pelo bem-estar dos colaboradores, proporcionando segurança, conforto e autorrealização sempre fizeram parte dos valores cultivados pelo Méthodos Laboratório – um dos mais conceituados centros de medicina laboratorial de Minas Gerais. Não por acaso a empresa foi certificada recentemente pelo GPTW (Great Place to Work) como um excelente lugar para se trabalhar.

O Great Place To Work é uma consultoria global que certifica e reconhece os melhores ambientes de trabalho em 61 países ao redor do mundo através de uma metodologia baseada na opinião dos próprios colaboradores das empresas.

Entre os laboratórios do Sul de Minas, o Méthodos é pioneiro na obtenção da certificação GPTW. A conquista é consequência de uma pesquisa de clima organizacional que mediu a satisfação dos colaboradores das 20 unidades do laboratório, em diversos aspectos como credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. Eles responderam ao questionário online de forma espontânea e anônima.

O resultado foi além das expectativas. Numa escala que vai de 0 a 100, o Méthodos Laboratório obteve 83 pontos, 19% maior que a pontuação mínima exigida para a conquista do selo que é de 70 pontos. E ficou muito perto da média das 150 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil que é de 88 pontos.

“Para um primeiro ano de participação ficamos muito próximos das empresas mais bem pontuadas e estamos bastante satisfeitos com o resultado. É um diferencial importante. Afinal, a certificação representa que temos comprovadamente um bom ambiente para se trabalhar”, comemora Bernardo Almeida dos Anjos Silva, gerente Executivo do Méthodos Laboratório.

Para ele a conquista da certificação GPTW reflete a missão do Méthodos Laboratório de atuar com alto nível de qualidade e melhoria contínua da condição humana. Quando os colaboradores estão satisfeitos, o nível do trabalho aumenta, gerando mais confiabilidade aos clientes que são amparados por profissionais mais motivados e engajados. Sem contar que uma empresa que oferece boa experiência de trabalho consegue reter colaboradores e se torna atrativa para novos talentos do mercado.

“É uma conquista de muitos anos de trabalho focado no bem estar da equipe. Sempre fez parte da cultura da empresa prezar pelo bem estar interno para que isso se reflita no externo, ou seja, em melhores serviços para nossos clientes. A certificação assinada por uma empresa internacional e de peso traz ainda mais sentimento de orgulho para quem trabalha conosco e colabora para a atração de novos talentos”, destaca.

 

Detalhes que fazem a diferença

Mas, afinal, o que faz os colaboradores do Méthodos Laboratório apresentarem altos níveis de satisfação? Alguns detalhes fazem a diferença. Por exemplo, a empresa mantém um canal aberto de diálogo, além de um canal de comunicação 100% anônimo por meio de uma plataforma online. Uma interação que deixa os colaboradores confortáveis e permite à empresa ouvir ideias, sugestões e receber feedbacks.

O Méthodos também investe na qualidade de vida e bem estar dos colaboradores. Para isso, faz questão de acompanhar a saúde deles. Após triagem feita uma vez por ano o colaboradores são separados em pequenos grupos e recebem orientações importantes sobre diabetes, tabagismo, obesidade, pressão arterial, dentre outros.

Oferece também momentos de entretenimento e interação como passeios fora de Pouso Alegre; promove evento especial de Dia das Crianças destinado aos filhos dos colaboradores; oferta uma biblioteca com mais de 300 livros em que os funcionários ou membro da família podem utilizar gratuitamente e mantém um programa de bolsa de estudos no qual o funcionário que preenche alguns critérios é beneficiado com até 30% do valor da mensalidade.

Outros benefícios também fazem diferença para os colaboradores, como o Cartão Família Méthodos, em que a tabela de preços mais em conta é destinada aos funcionários e seus familiares, e o Programa “Méthodos Cuida de seus Pais” em que no mês do aniversário o funcionário pode levar seus pais para realização de um check up no laboratório, gratuitamente.

“São pequenas ações que trazem facilidade para o funcionário, que assim se sente mais valorizado dentro da empresa”, ressalta Bernardo.

Evolução

Fundado em 1986 pelo médico hematologista Anísio E. dos Anjos Silva e a bioquímica Luzia Helena Almeida dos Anjos Silva, o Méthodos teve seu primeiro funcionário contratado somente seis meses após o início dos trabalhos. Em 1998 eram 22 funcionários. Em 2003, eram 50. Em 2011 atingiu a marca de 100 funcionários e hoje são 215 no total. Destes, mais de 90% são mulheres – um perfil que foi se formando naturalmente, segundo Bernardo, mas que muito contribui para o sucesso da empresa.

“Acredito que a mulher tem mais sensibilidade na percepção da necessidade do cliente, uma maior capacidade de se colocar no lugar do outro, o que é extremamente importante em nosso ramo de atuação”, frisa.

Busca constante pela excelência

Bernardo lembra que a certificação GPTW é apenas mais um passo na importante jornada do Méthodos Laboratório na busca constante pela excelência. A empresa possui a certificação ISO 9001 desde 2004 e a mantém ininterruptamente até hoje. É Acreditada Plena ONA (Organização Nacional de Acreditação) desde fevereiro de 2017 e desde julho de 2019 o Méthodos é acreditado segundo as normas do Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC). “É grande o desafio de manter todas estas certificações, mas estamos conseguindo”.

Em 2010 o Méthodos foi eleito a melhor empresa de prestação de serviços de Pouso Alegre, por votação popular realizada pela Performance Consultoria Junior da UNIVÁS.

E com o Projeto Reciclando Esperança, de Coleta Seletiva e Reciclagem de Lixo, ganhou em 2008 o Prêmio Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social, no V Fórum Regional de Responsabilidade Social que classifica os projetos de maior relevância social do sul e sudoeste de Minas Gerais. Inclusive o projeto já é um dos finalistas para a edição deste ano também.

Bernardo Almeida dos Anjos Silva, gerente Executivo do Méthodos Laboratório, lembra que a certificação GPTW é apenas mais um passo na busca constante pela excelência.